Please reload

Posts Recentes

Processos tecnológicos do leite de caixinha

No instagram e facebook, circula uma imagem que diz que o leite é contaminado por soro de queijo, soda cáustica, peróxido de hidrogênio, citrato de sódio, agua, sal e açúcar, além de coliformes fecais, trazendo como autor o Dr Ismael de Mancilha (USP). Indo atrás do artigo, vi que ele é de 2007! Independente disso, o dr fala justamente o contrário do que diz o post do leite, amplamente compartilhado nas redes sociais.

 

Soro de queijo: subproduto da fabricação de diferentes tipos de queijos após coagulação e desidratação. Algumas empresas utilizam para fraudar o produto, já que no BR a técnica é pouco utilizada. Porém, não apresenta prejuízos a saúde do consumidor.

 

Citrato de sódio: aditivo permitido que evita a preciptação proteica e não causa danos a saúde. 

Agua, sal e açúcar: composição necessária na proporção de 8% para manter a densidade do leite.

 

Soda cáustica: O leite apresenta uma acidez de 1,5 a 1,8g/L. Quando superior, ele é improprio para tratamento térmico, nisso entra a soda cáustica que diminui a acidez, formando lactato de sódio e água. Portanto, não existe soda cáustica in natura, conforme é dito no post citado.

 

Peróxido de hidrogênio: Impede o aumento de acidez. Utiliza-se muito também na Europa, já que essa técnica preserva a qualidade do leite e o peróxido se decompõe em água e oxigênio após tratamento térmico.

 

Coliformes fecais: uma das características de tais coliformes é que essas espécies quando se desenvolvem nos alimentos, produzem gás de forma intensa, causando estufamento na embalagem. A pasteurização elimina esses coliformes, portanto caso realmente estivessem lá, a produção de gás intensa faria com que cada caixa de leite explodisse literalmente nas gôndolas.

 

Ou seja, o artigo é antigo, fala justamente o contrário, especificando cada matéria do leite e a falta de riscos e ainda tráz de maneira inteligente o uso da tecnologia de alimentos. Vocês nao ficam inconformados? Vocês agora entendem pq temos que ter cuidado com todo post que tráz um certo ar de terrorismo em cima de um alimento?

'Ai, mas mesmo assim, alimento de verdade não tem validade'. Então jogue fora seu whey jovem. E peça pro dr antiaging que propaga isso pra jogar a oxandrolona e a testosterona transdérmica fora tbm. Ou elas caem de uma árvore?

 

Fonte: http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2007/jusp816/pag02.htm

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Me siga nas redes sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon