Please reload

Posts Recentes

Suplementação de 5HTP

 

O 5HTP (5 hidroxitriptofano) é um metabólito derivado do triptofano e que participa da síntese de serotonina, responsável pela sensação de bem estar e diminuição do apetite. Falarei sobre o uso de suplementação de 5htp e redução de apetite levando a redução de peso. 

 

O primeiro estudo (1) dividiu 19 mulheres obesas de forma duplo cega, administrando 8mg/kg/dia de 5htp. Ou seja, uma dose de 640mg pra alguém de 80kgs. O objetivo do estudo era medir a saciedade e  mudanças de humor e foram usados questionários para isso. Após 5 semanas, o grupo que ingeriu 5 htp não apresentou mudança de humor (todos saudáveis), porém diminuiu a vontade por comida, levando a uma redução de cerca de 1kg a mais que o grupo que não ingeriu. O consumo de proteína era de 100g/dia.

 

Outro estudo (2), com o uso de 900mg/dia de 5HTP em obesos resultou também em redução da ingestão de carboidratos e uma redução de aproximadamente 5 kgs ao final de 12 semanas, onde uma dieta foi introduzida na metade do estudo visando redução de peso. A redução maior de peso que o grupo controle (apenas 1 kg) mostrou uma maior adesão do grupo suplementação a dieta. O consumo de proteína era de 115g/dia. 

 

Em mais um estudo (3), 20 obesos diabéticos foram divididos em grupos placebo e 5HTP (750mg/dia) por duas semanas seguidas. A suplementação reduziu a ingestão não restrita de calorias de 1900 kcal dia para cerca de 1520, diminuindo tanto o consumo de carboidratos, quanto de gorduras.A redução de peso naqueles que utilizaram 5HTP foi cerca de 2 kgs. Não houve redução no grupo controle. O consumo de proteína era de 70g/dia. 


Parece incrível, certo? Mas atentem-se as doses. No mínimo, num indivíduo de 70kgs, seria 560mg/dia. Aqui são vendidas cápsulas de 50mg até 200mg. O mais em conta que achei era 60 cápsulas de 200mg vendidos a 80,00. Ou seja, 3 cápsulas ao dia, onde a duração seria de apenas vinte dias. Compensa? Levando em conta o tempo dos estudos, eu não concordo.

Apesar do último ser um pouco menor (2 semanas), atentem-se as quantidades de proteína. Uma quantidade ridícula para obesos (+-85kgs). Aliás, atentem-se as quantidades de proteínas para todos os grupos. Coloquei elas justamente porque a proteína atua na saciedade pela liberação de CCK (colecistocinina) e ser precursora de triptofano. Não seria mais sensato investir numa dieta mais hiperproteica, já que o efeito das calorias da proteína no aumento de peso são insignificantes? Nenhum dos estudos utilizou ao menos 1,8g/kg/dia de proteina (quantidade recomendada), além de altas doses do suplemento.
Funciona? Pode funcionar no caso de dietas hipo ou normoproteicas em obesos, com altas doses.
Vale a pena? Bom, eu vejo alternativas melhores. 

 

1-The effects of oral 5-hydroxytryptophan administration on feeding behavior in obese adult female subjects.


2-Eating behavior and adherence to dietary prescriptions in obese adult subjects treated with 5-hydroxytryptophan.


3-Effects of oral 5-hydroxy-tryptophan on energy intake and macronutrient selection in non-insulin dependent diabetic patients.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Me siga nas redes sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon