Please reload

Posts Recentes

Quantidade de nutrientes ou qualidade nutricional?

É estupidez visar um macronutriente como mais benéfico que outro. Antigamente cometiam o erro de achar que gorduras eram as responsáveis pelas doenças cardiovasculares e começou a onda das dietas low fat. 


Nisso viram que não era assim, mas mais uma vez exageraram resultados e agora culpam os carboidratos (se vocês parassem para ler os estudos que essa galera referencia, enxergariam como eles tem uma visão deturpada dos resultados). Excesso de gordura saturada não é saudável. Excesso de carboidratos refinados também não. Ambos podem entrar na sua dieta sem grandes malefícios, mas também sem extremismos do tipo "rodizio de bacon e banha de porco porquê gordura não engorda". Um estudo (1) comparou efeitos de dietas tipicamente asiáticas com 70% carbo, 15% gordura, 15% proteína x uma dieta tipicamente ocidental com 50% carboidrato, 16% de proteína e 34% de gordura. 


Uma coisa interessante é que a asiática oferecia 16g de fibra a cada 1000 kcal (o que é ótimo), enquanto que a americana, 6g/1000 kcal.

Resultado: a dieta asiática foi mais eficaz em reduzir peso, gordura corporal, resistência a insulina, colesterol total, Adiponectina, leptina, proteína c reativa e glicose do que a dieta com mais gordura. Boa parte desses parâmetros foram inclusive piorados na dieta americana.

Porém, isso não quer dizer ter mais carboidratos seja superior, mas obviamente pela quantidade de fibras, a dieta asiática foi mais saudável.

Isso prova que mais carboidratos não vão necessariamente te engordar, que podem diminuir marcadores de insulina, glicose, colesterol, marcadores inflamatórios, contanto que sejam de qualidade. 
É possível maiores efeitos positivos com menos carboidratos e com mais qualidade? Possivelmente, já que 70%  é um número bem alto (acho sensata as referências que indicam 45 a 65%) mas isso não quer dizer que quanto menos melhor. Apenas mostra que podemos variar as quantidades de cada macronutriente, mas devemos priorizar sempre a qualidade.

 

1- Hsu WC, Lau KHK, Matsumoto M, Moghazy D, Keenan H, et al. (2014) Improvement of Insulin Sensitivity by Isoenergy High Carbohydrate Traditional Asian Diet: A Randomized Controlled Pilot Feasibility Study. PLoS ONE 9(9): e106851. doi:10.1371/journal.pone.0106851

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Me siga nas redes sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon