Please reload

Posts Recentes

Leite tem estrôgênio?

O estrogênio é um hormônio associado à feminilidade, que também exerce papel na saúde óssea, perfil lipídico e coagulação. Seu EXCESSO está associado ao desenvolvimento de câncer de mama (1).

 

Um estudo (1) avaliou a concentração de estrogênio em leites comerciais e encontrou as quantidades descritas na segunda imagem. Ou seja, leite tem SIM estrogênio. Aí você deve estar se perguntando "Mas não é você que defende o consumo de leites e fala que é seguro?". Sim! E continuo defendendo.

 

É preciso avaliar as quantidades também! Lendo todo o estudo encontramos que "as quantidades em UM LITRO de leite é de aproximadamente 1329 vezes menor que a dose padrão de uma terapia de estrógeno utilizada na pós menopausa".


Resumindo, se você consome 500 ml (2 copos grandes), aumentar esse consumo em 2600 vezes pode ser perigoso! 
O estudo então sugere que outros metabólitos do estrogênio podem aumentar o risco de câncer.

 

Porém, estudos publicados depois, analisando relação do consumo de leite com desenvolvimento de cânceres, encontraram efeito protetor para câncer de mama, ovário e colorretal (2), verificaram em uma coorte com 50 mil pessoas e 6 anos de acompanhamento  também efeito protetor do leite com o câncer de mama (3) e, em uma revisão de estudos caso-controle e e coortes (4), os autores concluíram que não há evidências sugerindo risco para câncer de mama com ingestão de leite.

 

Muito disso se deve aos efeitos benéficos do leite, alimento rico em gorduras boas, minerais, aminoácidos essenciais, e a própria evolução humana com o consumo.

 

Se acha que leite é inflamatório, leia meu post de dias atrás. Também tem posts mostrando o consumo de leite no brasil e melhora das concentrações de cálcio em crianças, além de mais síntese proteica.

Se pensa que só humanos consomem leite depois de adultos, pare de cozinhar alimentos, utilizar vitaminas, minerais, manipulados, tomar cerveja e cancele a internet. Animais não fazem isso.  


1- Quantitative measurement of endogenous estrogen metabolites, risk-factors for
development of breast cancer, in commercial milk products by LC–MS/MS

2-  Milk, dairy products and cancer risk (Italy) Cancer Causes Control.

3- Childhood and adult milk consumption and risk of premenopausal breast cancer in a cohort of 48,844 women – the Norwegian women and cancer study

4- Consumption of dairy products and the risk of breast cancer: a review of the literature

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Me siga nas redes sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon