Posts Recentes

Estratégias para intolerantes a lactose

Nos testes de intolerância utiliza-se uma dose de 50 g de lactose (= 1 L de leite). Entre 80 e 100% dos sujeitos que apresentam má digestão da lactose sofrem sintomas de intolerância quando ingerem uma quantidade não fisiológica de lactose com o estômago vazio.


No entanto, as respostas sintomáticas para uma quantidade típica de leite (p. ex., 240 mL de leite [12 g de lactose]) são menos intensas e, em geral, ausentes nos sujeitos com má digestão da lactose.

Bond e Levitt, ao utilizarem uma técnica de intubação intestinal, demonstraram que os sujeitos que digerem mal a lactose são capazes de absorver de 42 a 75% de uma dose de 12,5g de lactose. A combinação de uma quantidade relativamente pequena de lactose normalmente resulta em respostas sintomáticas irrelevantes para doses de 12 g ou menos.

Alguns estudos demonstram que poucas pessoas com má digestão de lactose apresentavam resposta positiva aos sintomas para 3 g de lactose, bem abaixo de um copo. Além disso, um estudo duplo-cego realizado por Suarez et al. descobriu que até mesmo os sujeitos que alegavam ter intolerância grave à lactose não relatavam mais sintomas após ingerirem, durante sete dias, 250 mL/dia de leite regular versus hidrolisado para lactose.

Hertzler et al., determinaram que uma dose de 2 g de lactose era absorvida por completo, enquanto há evidências que indicaram má digestão da lactose com uma dose de 6 g.

Doses maiores, mas ainda assim fisiológicas, de lactose (p.ex., 15 a 25 g) causam sintomas em cerca de 50% dos sujeitos que digerem mal a lactose.


Em geral, 12 g ou mais de lactose podem causar dor abdominal em alguns pacientes com má digestão de lactose, enquanto aumentos significativos dos sintomas de flatulência podem não ser relatados até que a dose alcance 20 g.

No entanto, se um total de, aproximadamente, 25 g de lactose é consumido em duas doses de 12 g cada, no café da manhã e no jantar, os sintomas são mínimos.


Pacientes com má digestão da lactose podem ser capazes de tolerar até mesmo grandes quantidades de lactose (34 g) diariamente, se o total da dose for subdividido em doses menores ( 12 g), ao longo do dia.

Adaptado de Shils: Na saúde e na Doença.

Siga
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square