RELAÇÃO DO AUMENTO DO CONSUMO DE GRUPOS ALIMENTARES E OBESIDADE
As falácias de quem resume insulina a engordar e consumir gorduras a emagrecer, além de demonstrarem falta de conhecimento fisiológico básico, são facilmente desmitificadas.
Geralmente apontam a obesidade como consequência do maior consumo de açúcar apenas, dizendo que o consumo de gorduras diminuiu ao longo dos anos.
Isso está errado.
Analises de vendas de mercado mostram que alimentos ricos em gordura são cada vez mais consumidos, enquanto que a população, principalmente a de nível sócio econômico mais alto, sub relatou o consumo destes, devido a noção da época dos estudos de que gordura engordava (daí vem a confusão de estudos anteriores, será que os próximos vão subrelatar consumo de carbos?🤣).
Ou seja, as gorduras sim sofreram aumento de consumo, assim como o açúcar e o de doces/sobremesas.
Isso resulta não apenas em menor qualidade alimentar, como maior consumo alimentar (então calorias importam? 😱).
Reparem que amidos (starch) e frutas (fruits) não cresceram de maneira significativa para justificar o aumento da obesidade.
Nem mesmo ovos e lácteos (que tem gente que jura que engorda pq inflama).
Quem argumenta que batatas, frutas, leites engordam está apontando a arma contra a obesidade para os possíveis heróis, não vilões (gorduras adicionadas, açúcar em excesso, excesso calorico de alimentos com alta densidade energética).


Refs: Changes in the nutrient content of american diets.
Refs: Disparities in Snacking Trends in US Adults over a 35 Year Period from 1977 to 2012