Please reload

Posts Recentes

Glúten engorda? De onde vem o mito

Em 2013, pesquisadores avaliaram os efeitos do glúten em ratos com dietas que induziam à obesidade (1).

 

175 ratos foram divididos em 4 grupos: 1- controle, 2 - controle com 4,5% da dieta com glúten, 3- Dieta alta em gordura para induzir obesidade e 4- dieta alta em gordura com 4,5% de glúten.

 

Após 8 semanas, mediram o consumo de oxigênio por calorimetria indireta para calcular gasto energético e marcadores de radioativos para avaliar absorção do glúten e distribuição corporal.

 

Os autores encontraram que os ratos que consumiram mais calorias engordaram mais, no entanto o grupo com mais calorias e glúten engordou ainda mais que o sem glúten (20%). 


As duas dietas com glúten foram associadas à redução do gasto energético, porém apenas a dieta com alta gordura + glúten atingiu efeito significativo. 

Também encontraram que alguns peptídeos do glúten alcançaram orgãos além do intestino como gordura visceral, embora grande parte não tenha sido absorvida. 

Como o estudo encontrou também diminuição de UCP-1, relacionada a maior atividade termogênica, nos ratos alta gordura + glúten, a proteína foi então associada ao ganho de peso. 

Porém, além do estudo ter sido em ratos, o consumo de 4,5% da dieta de apenas glúten seria o equivalente a 60 g diárias, ou seja, 20 fatias de pão por dia, o que não é a realidade da grande maioria dos consumidores. 

E em humanos, o que temos? Uma meta-análise com 45 estudos prospectivos e 21 controlados (2) demonstrando que o consumo de grãos integrais diminuía risco para diabetes, doenças cardiovasculares, ganho de peso e apresentavam melhora no controle glicêmico e lipídico. É claro que esse efeito foi visto em alimentos integrais x refinados, ambos com glúten, porém se a proteína fosse assim tão maléfica, como apresentaria efeitos positivos?

Se você não tem doença celíaca, alergia ou sensibilidade não-celíaca (3) não precisa excluir a proteína da sua vida. 

 

1- Gluten-free diet reduces adiposity, inflammation and insulin resistance associated with the induction of PPAR-alpha and PPAR-gamma expression.

 

2- Greater whole-grain intake is associated with lower risk of type 2 diabetes, cardiovascular disease, and weight gain.


3- Celiac disease and nonceliac gluten sensitivity

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Me siga nas redes sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon