Please reload

Posts Recentes

Restrição Intermitente x Restrição Calórica Contínua

Obesos com alta circunferência de cintura e ao menos um componente da síndrome metabólica (baixo hdl, hipertensão, glicemia em jejum alta ou triglicerídeo alto) foram divididos em grupos dieta intermitente (2 dias na dieta consumindo de 400 a 600 kcal e outros dias consumindo a dieta normalmente) e restrição calórica diária. 


O total de restrição energética foi igual (26%) entre os grupos, variando apenas entre ser intermitente ou continua e durou 6 meses mais acompanhamento de 6 meses também.

 

As dietas eram estilo mediterrâneas, predominando gorduras insaturadas, lácteos fermentados, carboidratos integrais, peixes, vegetais e frutas e diminuindo carnes processadas, doces e carne vermelha.

A perda de peso (+- 9kgs) e diminuição de circunferências de quadril e cintura foram similares nos grupos intermitente ou restrição calórica contínua (imagem).


No grupo intermitente, mais pessoas reportaram fraqueza, dor de cabeça e mais fome.

 

Nos dois grupos, houve redução de alguns fatores de risco como pressão arterial, triglicerídeos e LDL.

 

No acompanhamento após dieta, os grupos conseguiram manter boa parte do peso perdido, com um reganho um pouco maior para o grupo intermitente (+1,1 kgs). A fase de acompanhamento contou com mudanças no estilo de vida e manutenção dos planejamentos e estratégias dados na fase de restrição, mostrando que dietas funcionam SIM, que o reganho pode ser bem menor, contanto que haja mudança no estilo de vida junto e claro, que a dieta tenha sido bem feita.

 

No geral, vemos que essa ideia de ficar horas sem comer ou fazer 2 dias com consumo limitado de alimentos ajuda a alcançar os objetivos, mas de forma igual a uma mesma restrição continua durante a semana. 
Essas teorias de que você precisa ficar X horas sem comer para diminuir glicogênio e só então começar a queimar gordura é #fisiologiadeboteco .

Seu corpo utiliza múltiplas vias e, quando a restrição acontece, a escolha do método é para facilitar sua aderência, não porque há alguma superioridade simplista enxergada por uma via única no complexo mapa metabólico.

 

Ref: Effect of intermittent versus continuous energy restriction on weight loss, maintenance and cardiometabolic risk: A randomized 1-year trial

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Me siga nas redes sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon