Please reload

Posts Recentes

Dieta do Arroz e Emagrecimento

Pacientes com obesidade grave (média de 140 kgs) fizeram a dieta do arroz que incluía boa parte dela de carboidratos (início 90 a 95%), sendo composta principalmente de arroz e frutas, e bem restrita em calorias (400 a 800 kcal). Depois da fase inicial, foi adicionado vegetais e carnes magras, mantendo uma baixa ingestão de sódio.

 

O controle foi bem grande com os pacientes alojados em um hotel e comida entregue. Multivitamínicos foram dados para prevenir a falta de vitaminas.

 

A perda de peso é clara nas imagens seguintes, tanto em gráficos quanto nos antes/depois.

 

A ideia aqui não é incentivar este tipo de dieta e sim mostrar que restrição calórica sim, emagrece.

 

Pelo pensamento simplista de Gary Taubes e seus adeptos low carb, não teríamos esses resultados, afinal havia estímulo da insulina. Porém, em restrição calórica, esse estímulo é menor e, obviamente, falta ingestão de nutrientes e, consequentemente substrato energético para aumento de tecido adiposo.

 

Claro, a insulina inibe oxidação de gordura, mas não ao ponto de não haver emagrecimento quando a dieta é abaixo do gasto, embora esse exemplo aqui seja extremo.

Falando em extremismo, nem sempre um dieta tão restrita assim será ruim. Precisamos saber para quem (no caso, pacientes com severa obesidade e altamente motivados para se submeterem a "internação").

 

Também é importante entender que a adesão é importante, então não basta apenas perder e sim manter. Como? Criando um ambiente com menor acesso a alimentos calóricos, aumento dr exercício físico, se mantendo sempre motivado (uma boa ideia é participar de esportes e treinamentos em equipe) e tendo um tratamento multidisciplinar (psicólogo, prof de ed física, nutricionista, endocrino, etc).

 

Portanto, antes de se motivarem com esses antes/depois promovido por VENDEDORES de dieta low carb (coachs de uma dieta só), lembrem-se que a dieta do arroz tbm faz isso. É tudo uma questão de necessidade, adaptação, adequação e adesão.

Não encarem nenhum método como Salvador.

 

Ref: TreatmentofMassiveObesityWithRice/ReductionDietProgram

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Me siga nas redes sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon