EFEITO DO EXCESSO DE GORDURAS EM DIETAS HIPERCALÓRICAS
O consumo energético além do gasto calórico, principalmente em gorduras e carboidratos acumulará em gordura corporal.
O que os fanáticos por dietas restritas em carboidratos não entendem é que quando você ingere pouco carboidrato e muita gordura, aumenta-se a oxidação de gordura.
Pegando estudos que mostram isso, é passada então a impressão leiga de que o aumento de oxidação é por você estar perdendo gordura corporal, quando na verdade é simplesmente porque em baixo carboidratos, a gordura ingerida é usada como substrato energético.
Em excesso calórico, isso é ainda pior.
Na imagem 2, vemos os resultados do primeiro estudo, onde a ingestão de 50 g de gordura no café da manhã não aumentou oxidação de gordura, tendendo então a formar ainda mais gordura.
Na imagem 1, é visto que em dietas hipercalóricas, o excesso de gordura é ainda mais facilmente convertido em gordura corporal do que o excesso em carboidratos.
Devemos lembrar que em situação de treinamento, há maior esgotamento de glicogênio, logo o carboidrato a mais também tende a preencher os estoques de glicogênio.
Isso não quer dizer que seja interessante extrapolar carboidratos quando o indivíduo resiste a hipertrofia em dietas hipercalóricas. Há outros fatores a se analisar. Mas quer dizer que o excesso de gordura pode ser ainda mais problemático.


1- Short-term effects of dietary-fat ingestion on energy expenditure and nutrient balance
2- Fat and carbohydrate overfeeding in humans: Different effects on energy storage