Posts Recentes

"Quando você come muito pouco, teu corpo sente e para de emagrecer'. SERÁ?



Quem já não ouviu essa famigerada frase?

A ideia vem de um modelo chamado "Starvation mode" que propõe que teu corpo sente menos energia entrando e assim começa um "modo poupador". Porém isso é um grande exagero.


Os estudos antigos como "Minessota Starvation Experiment", "Treatment of massive obesity with rice/reduction diet program. " E mesmo diversos últimos controlados citados em "International society of sports nutrition position stand: diets and body composition" mostram que energia é energia e teu corpo continua emagrecendo quando há deficit calórico.


A confusão que faz leigos (e até profissionais) pensarem que o emagrecimento cessa acontece por diversos motivos como:


1- Quando você emagrece, teu metabolismo diminui justamente porque há menos peso, mas essa queda geralmente não é tão grande para justificar o emagrecimento interrompido.


2- Porem, aumenta-se a fome, a sensação de recompensa com alimentos mais palatáveis também e, assim, mais escapes da dieta (que acaba sendo menos hipocalórica do que antes porque o peso já diminuiu).


3- Há também uma diminuição da produção de calor, o que resulta em uma taxa metabólica basal menor do que a prevista. Mas este efeito é pouco expressivo na maioria das pessoas. Ele foi mais visto no estudo de acompanhamento do programa Biggest Loser (efeito variável) em relatos de casos de pessoas que ganharam e perderam peso muito rápido em expedições.


4- O que reduz de verdade é nosso gasto calórico em atividades do dia a dia, o que é uma das variáveis mais importantes para se tratar durante o emagrecimento, já que a diminuição ocorre de maneira intuitiva.


5- Então, se um obeso com gasto de 3000 kcal ingerir apenas 1000 kcal e perder 10kgs, o corpo não vai entrar em modo poupador. Ele vai continuar emagrecendo, porém com menor potencial afinal o peso já caiu e o excesso de água também. A maior dificuldade estará em sustentar algo tão restrito, principalmente porque a fome e mecanismos de recompensa aumentarão consideravelmente.

Como sei que vocês vão perguntar, sim é possível trabalhar com dietas abaixo da taxa metabólica basal em alguns indivíduos. Recomendo a leitura dos estudos que deixei aqui.



Para aprender mais sobre estudos científicos, acesse www.sciencetv.com.br

Siga
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square